No último domingo, 4 de maio, o Instituto Sociocultural, por meio do Ministério da Cultura, realizou, pela primeira vez no município de Barretos (SP), o “Desfile da Cultura Tropeira”. Com o objetivo de resgatar as tradições do interior, homenagear aspectos da cultura tropeira, sertaneja e rural, e destacar a importância do campo para a construção da identidade regional, o ISHA trouxe para as ruas barretenses 10 carros alegóricos, que foram confeccionados pelo decorador Mauricio Valente.
As alegorias foram nomeadas da seguinte forma: Cultura Tropeira, Rainhas do Rodeio, Os Independentes (70 anos), Queima do Alho, Berranteiro, Agronegócio, Catira, Viola, Rodeio e Boi Soberano. Em cada carro, havia convidados especiais, que, além de serem parceiros do Hospital de Amor, também são grandes apoiadores da cultura local.
Para abrir o desfile, o evento também contou com a participação especial da Banda Marcial Municipal de Promissão, que percorreu as ruas realizando uma performance com coreografias belíssimas, com a participação de todos os seus músicos, e com o Grupo de Escoteiros de Barretos, Chão Preto.
Antes da entrada dos carros alegóricos, a comissão de frente do desfile foi composta pelo presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, que carregava a bandeira do Brasil; pelo integrante da comissão do Rodeio Pela Vida, Renato Junqueira, que levou a bandeira do Estado de São Paulo; pelo prefeito do município, Odair Silva, que carregou a bandeira do município de Barretos; e pelo Dr. Sérgio Serrano – médico do HA – e Raimundo Neto – colaborador do departamento de equoterapia do HA – que carregaram a bandeira da instituição.
Coordenado pelo turismólogo e locutor Paulo Cesar Lopes, o desfile saiu do Recinto Paulo de Lima Corrêa, às 9h e percorreu as ruas de Barretos (SP) até a Praça Francisco Barreto, onde foram montadas arquibancadas para o público, uma área exclusiva para pessoas com deficiência (PCD) e um palco para autoridades e convidados. Para falar sobre as informações de cada carro, foi convidado o carnavalesco e parceiro do HA, Patrício Augusto.
Para Paulo Lopes, conhecido carinhosamente como Paulinho 1001, o evento é uma oportunidade de conectar as novas gerações às raízes culturais da região. “A cultura rural é a base da nossa identidade no interior. Resgatar essa tradição, por meio do desfile, é fundamental para que nossos jovens conheçam e valorizem a história que nos trouxe até aqui. É um momento de celebração e aprendizado”, destacou ele.
Um dos objetivos do Instituto Sociocultural é preservar o legado cultural e afirmar seu compromisso perante a sociedade. Para a coordenadora do ISHA, Aline Dias, é muito importante trazermos a nossa cultura. “É gratificante saber que o Instituto Sociocultural contribui com isso. Nosso papel é trazer cultura, não apenas para o Hospital de Amor, mas também para a sociedade”, relatou ela.
O evento, que foi realizado por meio do Ministério da Cultura, contou com a participação de convidados especiais. Além disso, teve distribuição de água, acessibilidade, guarda civil, intérprete de libras, banheiro químico, bombeiros, segurança e ambulâncias à disposição do público.
