Na primeira edição do Cuidando de Quem Cuida de 2025, o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, por meio do Ministério da Cultura, teve a honra de receber o autor do best-seller ‘Café com Deus Pai’, Junior Rostirola. A obra, que foi indicada pela Revista Veja e PublishNews como o livro mais vendido do Brasil em 2023 e o mais vendido em 2024 pela Amazon no país, propõe uma jornada diária de fé e reflexão.
Bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia Bíblica, Junior também é autor da obra ‘Encontrei um Pai’. Neste livro, ele relata sua impactante história de vida; aborda a sua trajetória de superação pessoal e relata sobre o processo de cura da falta de identidade. Além das publicações, Rostirola também é host de um dos podcasts mais ouvidos do Brasil em 2024, segundo dados divulgados pelo Spotify, também nomeado como ‘Café com Deus Pai’.
Na primeira edição do evento deste ano, com uma palestra emocionante e inspiradora, nomeada como ‘Vencedores vencem dores’, Junior emocionou e acalentou o coração dos colaboradores por meios das suas falas de inspiração, fé e motivação. Durante o bate-papo, ele também recitou algumas passagens bíblicas e trouxe reflexões pessoais sobre a sua vida.
Um dos assuntos que marcaram as suas falas foi o perdão e o ato de deixar as mágoas para trás. Neste momento, ele exemplificou vários relatos pessoais, entre eles: abuso sexual; traição; decepção familiar e/ou de amigos; ingratidão; e outros ferimentos que podem impactar negativamente a vida das pessoas.
Com isso, Junior Rostirola aconselhou os colaboradores da instituição sobre a importância de se conhecerem verdadeiramente. “É libertador quando você – e Deus – sabem quem você é. Então, para viver, é necessário se decidir: você prefere ser dirigido por direções contrárias ou prefere viver o seu propósito nesta vida? Sem propósito, a vida não tem sentido e você só descobre o seu propósito quando se conhece de verdade”, provocou o escritor.

Em uma das suas falas, Rostirola relembrou das inúmeras violências que a sua mãe sofreu de seu pai. Inclusive, a violência – que era gerada pela dependência alcoólica em que seu pai vivia – fez com que alguns dos seus irmãos viessem a falecer. Mesmo prometendo mudar, o seu pai continuava violentando todos da família, gerando medo e angústia entre eles. Contudo, a situação ficou tão grave que, todos os dias, policiais iam até o local verificar o que estava acontecendo.
Além das violências domésticas, por ter se tornado uma criança introvertida e problemática, Junior também sofria ataques na escola. Com 13 anos, ele enfrentava uma depressão profunda e sentia muitas dores físicas e mentais.
Com o desejo de desistir da sua vida, sua mãe continuava lá, incentivando-o. Com o passar dos dias, nesta mesma idade, ele recebeu um convite para ir à igreja. Neste dia, tocou um música: “Pra Te adorar, ó Rei dos reis / Foi que eu nasci, ó rei Jesus / Meu prazer é Te louvar / Meu prazer é estar nos átrios do Senhor /Meu prazer é viver na casa de Deus / Onde flui o amor”, e foi a partir disto que ele percebeu que queria viver na igreja, pois, ele nunca havia sentido um amor tão grande assim. Disposto a viver um relacionamento com Deus, ele desabafou sobre a sua trajetória até aquele momento e sentiu que as coisas haviam mudado. A partir de então, Junior nunca mais perdeu uma pregação e seguiu a vida com fé e esperança, terminando os estudos e conhecendo novas pessoas.
De acordo com o website ‘Café com Deus Pai’, apesar de Junior ser órfão de pai vivo e por não conseguir ver Deus como pai – por causa do seu péssimo relacionamento paterno – ele é chamado carinhosamente de pai por muitos, reforçando sua autoridade na área paterna, que tem como missão dar destino e propósito.
Contudo, Junior ressignificou as suas dores e fundou a Associação Escolhi Amar, que abrange diversos projetos sociais, entre eles: Lar da Criança Feliz, Abrigo Lar do Adolescente, Centro de Recuperação Feminino Conviver, Mercado Solidário, Missão Haiti, projetos de esportes para a comunidade, visitas a presídios e atendimento psicológico gratuito para pessoas de baixa renda.
Mesmo na vida adulta, os desafios na vida de Junior continuaram acontecendo, mas, o autor do best-seller, pontuou, durante o bate-papo, a importância de confiar em si próprio e nas suas crenças; na importância de ter um lar para voltar; de ter um colo para descansar; e de ter uma família para amar.
Atualmente, Rostirola é pai de dois filhos – João Pedro e Isabella – e marido apaixonado da Michelle, pessoa na qual ele se remete com muito carinho. Ele também é pastor sênior da Igreja Reviver, com sede em Itajaí (SC) e extensões pelo Brasil e Haiti.

