Na última sexta-feira, 12, o Instituto Sociocultural inaugurou a Exposição “História ao Ar Livre”, voltada a convidados, imprensa e parceiros do Hospital de Amor. A mostra, com curadoria da historiadora Karla Armani, está localizada no Jardim de Amor, em Barretos (SP).
A exposição se dedica a contar a trajetória do Hospital de Amor desde sua fundação até os tempos mais recentes, por meio de fotografias e painéis interativos. Com mais de 70 imagens originais, além de fragmentos de cartas e desenhos exibidos em painéis, a mostra se propõe a ser um convite à reflexão, à informação e ao entretenimento para todos que visitam o HA.

A realização da exposição foi viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e integra o projeto do Acervo Histórico do Hospital de Amor. Esta iniciativa do Instituto Sociocultural do HA, que vem sendo desenvolvida há dois anos, visa preservar a memória institucional e incentivar a criação de produtos culturais de interesse público.
“A criação deste acervo tem o objetivo de guardar, proteger e preservar as fontes históricas do Hospital de Amor, para que produtos culturais, como esta exposição, possam florescer”, afirmou Karla Armani, historiadora e curadora da mostra. “É um trabalho coletivo, pensado para dialogar com o espaço do Jardim de Amor, somando delicadeza, acessibilidade e informação, sem interferir na beleza natural do lugar.”
A exposição só foi possível graças ao empenho de uma equipe dedicada, com destaque para a curadora, Karla Armani Medeiros, responsável pela pesquisa histórica e pelos textos, e a equipe técnica de arquivo, museologia e conservação, composta por Tânia Registro, Alice Registro Fonseca e Leila Heck.
A cerimônia de abertura contou com as palavras da coordenadora do ISHA, Aline Dias, do vice-prefeito da Estância Turística de Barretos, Mussa Calil Neto, voluntário do Hospital de Amor há mais de 40 anos, e do padre Túlio Gambarato, que fez uma comparação poética entre o Jardim de Amor e o Jardim do Éden, da Bíblia, ressaltando o caráter acolhedor e simbólico do espaço.
Com recursos de acessibilidade, como descrição audiovisual para pessoas com baixa visão, a exposição “História ao Ar Livre” está disponível em múltiplos formatos, incluindo catálogo impresso e conteúdo digital. Informações detalhadas da mostra e do Jardim de Amor podem ser consultadas no hotsite do Instituto Sociocultural: Jardim de Amor.
A partir do dia 16, a exposição estará aberta, gratuitamente, ao público às terças e quintas, das 8h às 10h e das 16h às 18h.
JARDIM DE AMOR:
O Jardim de Amor, situado próximo ao Lar de Amor, foi inaugurado em 1º de dezembro de 2021, por meio de uma parceria entre o Hospital de Amor e a Genesis Ecossistemas, empresa especializada em arquitetura, paisagismo e aquarismo. A iniciativa partiu do cantor Sorocaba, em parceria com a Genesis, que presentearam o Hospital de Amor com o projeto no dia em que a instituição completava 59 anos de fundação.
Para a criação do Jardim de Amor, foi realizado o “Genesis Experience”, maior evento de piscinas naturais, lagos e paisagismo do Brasil. Durante 10 dias e com a participação de 20 profissionais da área, o evento resultou em um jardim que conta com um ecossistema harmonioso e equilibrado, formado por árvores frutíferas, gramado, lago, carpas e outros recursos, criando uma paisagem visual, sonora e contemplativa.
A obra foi dedicada aos colaboradores, pacientes e familiares do Hospital de Amor. Sua inauguração contou com a presença de artistas que, ao longo da história, contribuíram e ainda contribuem com a instituição, como Xuxa Meneghel, Sorocaba, Tiago Abravanel, entre outros, que também plantaram árvores no local, eternizando seus nomes no jardim.
